Pular para o conteúdo principal

IT WAS 50 YEARS AGO TODAY...

THE BEATLES. Sgt. Pepper’s lonely hearts club bandUK: EMI, 1967.





















Em 1967 os Beatles lançavam aquele que seria o divisor de águas do rock. Depois de Sgt. Peppers Lonnely Hearts Club Band nada mais seria o mesmo. A começar pela capa. O projeto gráfico idealizado por Peter Blake trazia a representação de 62 personalidades dividindo o frontispício com a banda de Liverpool. Na contra capa  aparecia, pela primeira vez, as letras das músicas. Algo comum hoje, mas que foi idealizado para o Sgt. Peppers.

De acordo com Rondeau (1985), a idéia do disco surgiu após Paul McCartney compor uma canção que falava sobre uma banda imaginária liderada por um fictício Billy Shears. Levaram a ideia para o produtor George Martin e gravaram todo um disco como se fossem a Banda do Sargento Pimenta (Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band), e não os Beatles.

Dentro do disco, as músicas compostas traziam uma revolução em sua produção. George Martin levou cítaras, editou sons de rua e jogou tudo nas composições de Lennon & McCartney como nunca na história do rock. O resultado está registrado em faixas como A day in the life, Lucy in sky with diamonds ou She’s leaving home.
Em trecho de seu livro Shout, Phillip  Norman nos diz:

[...] apenas uma guerra ou uma tragédia apavorante conseguem penetrar as preocupações de milhões de pessoas ao mesmo tempo e ocasionar uma única e bem orquestrada comoção. [...] em junho de 1967, tal emoção brotou sem ter sido causada por nenhuma morte, mas pela simples audição de um disco (apud RONDEAU, 1985, p. 68).

Depois de 50 anos, Sgt. Peppers Lonelly Hearts Club Band ainda empolga, inspira e atrai como nunca, e é um disco que deve ser ouvido antes de morrer.

Ouça: https://youtu.be/guiNy0jSKkI  



RONDEAU, José Emilio. Sgt. Pepper’s lonely hearts club band. Bizz, n. 1, ago. 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSÓLITA ARIDEZ U2. The unforgettable fire . Island, 1984. Em 1984, o mundo vivia sob a ameaça da destruição nuclear, sustentada pela disputa entre EUA e URSS. Vivíamos a Era Reagan. Nenhuma banda de rock soube traduzir, em suas músicas, esse tênue limite entre cena política e social como U2. The unforgettable fire , o quarto disco da banda irlandesa, tinha seu título surrupiado de uma exposição de pinturas dos sobreviventes de Hiroshima. Era o fogo inesquecível da bomba atômica queimando corpos e sonhos, em fins da Segunda Guerra Mundial. Mas o disco não se limitava a isso. A temática central de suas canções era o fato de que, por mais esperança que tenhamos, somos áridos e sem vida, e vivemos, de uma forma ou outra esperando pela morte. Assim é a vida. Não há o que fazer, apenas sonhar. Segundo as palavras de Bono, “o mundo se move pelos escombros de um sonho de paisagem”, e segue em sua retórica explicitando que “os muros da cidade foram todos colocados abaixo [..
O LADO ESCURO DA LUA PINK FLOYD. Dark side of the moon. 1973. Duas características que prevaleceram na maioria das bandas rock dos anos 1970: os discos conceituais e o virtuosismo. Pink Floyd detinha as duas. Com Dark side of the moon , a banda inaugurava o que se convencionou chamar de disco conceitual, onde “as faixas eram concebidas como filmes sonoros” [1] . Ou seja, o disco era uma obra completa, com começo, meio e fim, onde as faixas se encaixavam e se sucediam como frames de um filme, criando, dessa forma, uma narrativa e um ambiente próprios. Gravado no Abbey Road , estúdio mítico onde os Beatles gravaram Sgt. Peppers... ; Dark side... foi o oitavo disco do Pink Floyd, já com David Gilmour substituindo Syd Barret, o “diamante louco”. Suas músicas refletem as pressões do mundo moderno e as doenças da alma decorrentes (ambição, avareza, paranóia). Em suas letras: “Carro novo, caviar, [...] Acho que vou comprar um time de futebol” ( Money ); “Você tranca a porta
SANTUÁRIO DO ROCK THE CULT. Love. Beggars, 1985. Em 1985, a banda inglesa The Cult, lançou seu segundo álbum. Recheado de referências e influências do Led Zeppelin, Love veio ao mundo, ressuscitando a psicodelia de Hendrix e as guitarras de Page, acompanhadas pelo vocal a la Plant do jovem vocalista Ian Astbury. Na época, a banda foi saudada como a “mais vital das ilhas britânicas” (ESCOBAR, 1987, p. 34) e o álbum Love foi chamado de “uma aventura surpreendente” (BORBA JUNIOR, 1986, p. 18). O fato é que em suas dez faixas, a banda trata de assuntos ligados à natureza (influência da atração de Astibury pela cultura ameríndia) como em Brother Wolf sister moon , drogas em Nirvana e espiritualidade em Hollow man . O ponto alto, sem dúvida, é a faixa She sells sanctuary (vale a pena ver o clip oficial do single, presente na nossa playlist), onde o vocal de Astibury duela com os riffs da guitarra de Billy Duff, resultando em uma música de vibe avassaladora. Puro