Pular para o conteúdo principal

IT WAS 50 YEARS AGO TODAY...

THE BEATLES. Sgt. Pepper’s lonely hearts club bandUK: EMI, 1967.





















Em 1967 os Beatles lançavam aquele que seria o divisor de águas do rock. Depois de Sgt. Peppers Lonnely Hearts Club Band nada mais seria o mesmo. A começar pela capa. O projeto gráfico idealizado por Peter Blake trazia a representação de 62 personalidades dividindo o frontispício com a banda de Liverpool. Na contra capa  aparecia, pela primeira vez, as letras das músicas. Algo comum hoje, mas que foi idealizado para o Sgt. Peppers.

De acordo com Rondeau (1985), a idéia do disco surgiu após Paul McCartney compor uma canção que falava sobre uma banda imaginária liderada por um fictício Billy Shears. Levaram a ideia para o produtor George Martin e gravaram todo um disco como se fossem a Banda do Sargento Pimenta (Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band), e não os Beatles.

Dentro do disco, as músicas compostas traziam uma revolução em sua produção. George Martin levou cítaras, editou sons de rua e jogou tudo nas composições de Lennon & McCartney como nunca na história do rock. O resultado está registrado em faixas como A day in the life, Lucy in sky with diamonds ou She’s leaving home.
Em trecho de seu livro Shout, Phillip  Norman nos diz:

[...] apenas uma guerra ou uma tragédia apavorante conseguem penetrar as preocupações de milhões de pessoas ao mesmo tempo e ocasionar uma única e bem orquestrada comoção. [...] em junho de 1967, tal emoção brotou sem ter sido causada por nenhuma morte, mas pela simples audição de um disco (apud RONDEAU, 1985, p. 68).

Depois de 50 anos, Sgt. Peppers Lonelly Hearts Club Band ainda empolga, inspira e atrai como nunca, e é um disco que deve ser ouvido antes de morrer.

Ouça: https://youtu.be/guiNy0jSKkI  



RONDEAU, José Emilio. Sgt. Pepper’s lonely hearts club band. Bizz, n. 1, ago. 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLUES METALEIRO LED ZEPPELIN. Led Zeppelin I. Atlantic. 1969. O que The Beatles foram para os anos 1960, Led Zeppelin foi para os anos 1970. Em 1969 o mundo conheceria o hard rock , como um blues tocado de forma crua, violenta, potente e visceral. Formado por exímios instrumentistas, originados da banda The New Yardbirds , Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John “Bonzo” seriam responsáveis pelo surgimento de uma nova dimensão do rock. Nunca houve e – acredito eu – jamais haverá uma banda como Led Zeppelin. A partir do antológico Led Zeppelin I a máxima sexo, drogas e rock and roll seria levada à enésima potência. A banda tomaria de assalto as plateias da Europa e dos Estados Unidos em uma escala jamais vista. Com canções do bluesman Willie Dixon ( You shook me , I can’t quit you baby ) tranvestidas em hard rock e faixas de autoria da banda, Led Zeppelin I foi gravado em apenas 36 horas de estúdio [1] , sendo recebido de forma fria pela crítica, que não re...
OVERDOSE DE ROCK GUNS 'N ROSES. Use your illusion I. Geffen, 1991.                                                       GUNS 'N ROSES. Use your illusion II. Geffen, 1991. O ano de 1991 foi um dos mais produtivos para o rock and roll . Red Hot Chili Peppers lançaram Blodsugarsexmagik (já debatido no blog), U2 lançou o ótimo Achtung baby! , o grunge surgiu com os badalados trabalhos do Nirvana ( Nevermind ) e Pearl Jam ( Ten ) e o Guns ‘n Roses lançou seu mais aclamado e ambicioso trabalho: dois álbuns duplos, lançados simultaneamente, intitulados Use your illusion . O Guns já vinha de dois discos de grande repercussão: Appetite for destruction (1987) e Lies (1988). O primeiro mostrou ao mundo a que veio a banda, um proto-hard rock, recheado de solos incríveis de seu exímio guitarrista, Slash. O segundo ar...
NINGUÉM ENTENDE UM MOD. THE WHO. My generation. Decca, 1965. Cada geração tem suas próprias angústias e frustrações. Não seria diferente com aqueles que adentraram nessa etapa da vida na década de 1960. Além disso, na Inglaterra, ainda havia o confronto entre Mods e Rockers, com cada grupo defendendo seu estilo de vida, seus ternos e seus dentes. O embate era, por vezes, na porrada mesmo. Como a maior representante do movimento mod, surge a banda The Who, composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). Hoje considerada uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos, a banda, inicialmente, ficou famosa por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows. Seus primeiros álbuns vinham repletos de canções curtas e agressivas, com temas recorrentes de rebelião juvenil e confusão sentimental. Surtiram, inclusive, influências no surgimento do punk, anos depois. Para destacar seu esti...