Pular para o conteúdo principal


DE ROBERT JOHNSON A BOB MARLEY.


RED HOT CHILI PEPPERS. Bloodsugarsexmagik. 1991.

 

Na virada dos anos 1980 para os anos 1990, o mundo estava passando por sérias mudanças. O muro de Berlim havia sido derrubado e o comunismo estava sendo extinto. Na música, o rock de vanguarda estava dando espaço para novas abordagens, como o grunge por exemplo.

A banda californiana Red Hot Chili Peppers já havia lançado Mothers milk, mas o sucesso absoluto só viria alguns anos depois.

Lançado em 1991, Bloodsugarsexmagik catapultou a banda Red Hot Chili Peppers ao estrelato. Produzido por Rick Rubin, o álbum vendeu mais de 19 milhões de cópias e foi seguido de uma extenuante turnê mundial, que passou inclusive pelo Brasil. Entre os hits do álbum constam Give it away, Under the bridge, Naked in the rain e a faixa-título, Bloodsugarsexmagik. Este é, sem dúvida, um disco que deve ser ouvido antes que as luzes se apaguem. Enjoy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSÓLITA ARIDEZ U2. The unforgettable fire . Island, 1984. Em 1984, o mundo vivia sob a ameaça da destruição nuclear, sustentada pela disputa entre EUA e URSS. Vivíamos a Era Reagan. Nenhuma banda de rock soube traduzir, em suas músicas, esse tênue limite entre cena política e social como U2. The unforgettable fire , o quarto disco da banda irlandesa, tinha seu título surrupiado de uma exposição de pinturas dos sobreviventes de Hiroshima. Era o fogo inesquecível da bomba atômica queimando corpos e sonhos, em fins da Segunda Guerra Mundial. Mas o disco não se limitava a isso. A temática central de suas canções era o fato de que, por mais esperança que tenhamos, somos áridos e sem vida, e vivemos, de uma forma ou outra esperando pela morte. Assim é a vida. Não há o que fazer, apenas sonhar. Segundo as palavras de Bono, “o mundo se move pelos escombros de um sonho de paisagem”, e segue em sua retórica explicitando que “os muros da cidade foram todos colocados abaixo [..
O LADO ESCURO DA LUA PINK FLOYD. Dark side of the moon. 1973. Duas características que prevaleceram na maioria das bandas rock dos anos 1970: os discos conceituais e o virtuosismo. Pink Floyd detinha as duas. Com Dark side of the moon , a banda inaugurava o que se convencionou chamar de disco conceitual, onde “as faixas eram concebidas como filmes sonoros” [1] . Ou seja, o disco era uma obra completa, com começo, meio e fim, onde as faixas se encaixavam e se sucediam como frames de um filme, criando, dessa forma, uma narrativa e um ambiente próprios. Gravado no Abbey Road , estúdio mítico onde os Beatles gravaram Sgt. Peppers... ; Dark side... foi o oitavo disco do Pink Floyd, já com David Gilmour substituindo Syd Barret, o “diamante louco”. Suas músicas refletem as pressões do mundo moderno e as doenças da alma decorrentes (ambição, avareza, paranóia). Em suas letras: “Carro novo, caviar, [...] Acho que vou comprar um time de futebol” ( Money ); “Você tranca a porta
SANTUÁRIO DO ROCK THE CULT. Love. Beggars, 1985. Em 1985, a banda inglesa The Cult, lançou seu segundo álbum. Recheado de referências e influências do Led Zeppelin, Love veio ao mundo, ressuscitando a psicodelia de Hendrix e as guitarras de Page, acompanhadas pelo vocal a la Plant do jovem vocalista Ian Astbury. Na época, a banda foi saudada como a “mais vital das ilhas britânicas” (ESCOBAR, 1987, p. 34) e o álbum Love foi chamado de “uma aventura surpreendente” (BORBA JUNIOR, 1986, p. 18). O fato é que em suas dez faixas, a banda trata de assuntos ligados à natureza (influência da atração de Astibury pela cultura ameríndia) como em Brother Wolf sister moon , drogas em Nirvana e espiritualidade em Hollow man . O ponto alto, sem dúvida, é a faixa She sells sanctuary (vale a pena ver o clip oficial do single, presente na nossa playlist), onde o vocal de Astibury duela com os riffs da guitarra de Billy Duff, resultando em uma música de vibe avassaladora. Puro