Pular para o conteúdo principal

UMA ALMA ANGUSTIADA.

Alice in Chains. Jar of flies. Columbia, 1994.


No começo de 1994, a banda Alice in Chains, oriunda de Seattle, berço do grunge, lançava Jar of flies, um EP acústico, com cordas e gaitas, repleto de letras tristes e mórbidas. Isso logo após o grande sucesso de seu disco anterior, Dirt.

Segundo o vocalista, o performático Layne Staley, “[...] lançamos um disco que vendeu muito bem, fizemos boas turnês e agora estamos no meio de uma calmaria”[1]. De fato, a banda passava por um período de aparente tranquilidade, com seu vocalista livre do uso de drogas, tentando exorcisar seus demônios através de letras recheadas de angústia, solidão e desencanto. Em Nutshell, a faixa de maior execução do disco, pode ser ouvido que “Se não posso ser eu mesmo, eu me sentiria melhor se estivesse morto”, ou ainda “Ninguém com quem chorar, nenhum lugar para chamar de lar”. Em Don’t follow, a amargura levada à enésima potência: “Esqueci minha mulher, perdi meus amigos, as coisas que fiz e onde estive”, para depois confessar “Vejo minha face envelhecendo, morrendo de medo sem razão”.

Quando do lançamento de Jar of flies, a crítica foi amistosa. “Após dois discos de trilha sonora para autodestrutivos [...] o grupo está lançando [...] um trabalho que [...] incorpora levezas acústicas”[2], mesmo chamando o disco de “clima de angústia cocainômana”, em referência às preferências de Layne Staley.

A capa do disco remete a um experimento científico que o guitarrista Jerry Cantrell realizou na terceira série: "Eles o deram dois jarros cheios de moscas. Um dos jarros eles superalimentaram, e o outro jarro eles subalimentaram. Aquele que eles superalimentaram floresceu por um tempo, então todas as moscas morreram pela superpopulação. Aquele que eles subalimentaram teve a maior parte de suas moscas sobrevivendo o ano todo”[3].
Em Jar of flies está registrada a performance mais dramática de Laney Staley, além de exibir a versatilidade dos músicos da banda, mostrando o quanto o Alice in Chains ia além do rótulo grunge.

Por mostrar a poesia contida em sua angústia, bem como o talento de seus músicos, Jar of flies é um disco que você tem que ouvir antes de morrer.

Ouça o disco completo em https://youtu.be/6zurnifn-Y0   




[1] RONDEAU, José Emílio. Calmaria em meio à tempestade. Bizz, n. 103, fev. 1994, p. 30.
[2] DIAS, Gabriela. Jar of flies. Bizz, n. 102, jan. 1994, p. 57.
[3] PIMENTEL, Thiago. Alice in Chains: após o lançamento do aclamado "Dirt". Whiplash.Net. 13 set. 2010. Disponível em https://whiplash.net/materias/cds/114953-aliceinchains.html  Acesso em 01 set. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLUES METALEIRO LED ZEPPELIN. Led Zeppelin I. Atlantic. 1969. O que The Beatles foram para os anos 1960, Led Zeppelin foi para os anos 1970. Em 1969 o mundo conheceria o hard rock , como um blues tocado de forma crua, violenta, potente e visceral. Formado por exímios instrumentistas, originados da banda The New Yardbirds , Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John “Bonzo” seriam responsáveis pelo surgimento de uma nova dimensão do rock. Nunca houve e – acredito eu – jamais haverá uma banda como Led Zeppelin. A partir do antológico Led Zeppelin I a máxima sexo, drogas e rock and roll seria levada à enésima potência. A banda tomaria de assalto as plateias da Europa e dos Estados Unidos em uma escala jamais vista. Com canções do bluesman Willie Dixon ( You shook me , I can’t quit you baby ) tranvestidas em hard rock e faixas de autoria da banda, Led Zeppelin I foi gravado em apenas 36 horas de estúdio [1] , sendo recebido de forma fria pela crítica, que não re...
UM JUAZEIRENSE CHAMADO JOÃO JOÃO GILBERTO. Chega de saudade. Odeon, 1959. Nos anos 1950, a juventude, cansada do baixo-astral presente nas músicas de Lupicínio Rodrigues e de Antônio Maria, começava a se reunir em grupos para tocar violão. Para os pais era um absurdo, pois naquela época, violão era instrumento de vagabundo. O cream de la cream era tocar acordeão. Em 1950, um certo juazeirense de nome João Gilberto, chegava à cidade maravilhosa, para fazer parte de um grupo vocal chamado Garotos da Lua . Por tabela, arrumou também um cabide na Câmara dos Deputados. Como não aparecia para cumprir o horário em nenhum dos seus empregos, acabou sendo demitido de ambos. Com isso, sem ter onde morar, perambulou pelas casas dos amigos, sem a preocupação de ajudar nas despesas ou mesmo na organização da casa. Com isso, era sempre convidado a “se mudar” para outro endereço. Por essa época, Roberto Menescal e Carlos Lyra, dois adolescentes, já haviam inaugu...
PALAVRAS SÃO NAVALHAS. BELCHIOR. Alucinação. Polygram, 1976. Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, cantor e compositor cearense, foi uma das mais importantes vozes no cenário musical brasileiro no período pós-1968, os chamados “anos de chumbo”. À essa época, o paísl vivia o ufanismo resultante do “milagre brasileiro” com a censura exercendo uma vigilância exacerbada sobre o meio artístico. Nascido na cidade de Sobral, Belchior, teve uma infância simples, de menino do interior. Mudou-se para Fortaleza com o objetivo de continuar seus estudos, ingressando no Liceu do Ceará. Cursou Filosofia e chegou a iniciar o curso de Medicina. Em meio à criativa boemia do início dos anos 70, o jovem cantor resolveu largar a faculdade e encarar a “vida de artista”, mudando-se para o Rio de Janeiro em 1971. [1] Em 1972, começou a obter o reconhecimento nacional a partir da gravação de  Mucuripe  pela cantora Elis Regina. Em 1974 lançou...